top of page

Criação da configuração de usuários em uma Design Sprint

Criando painéis de gerenciamento de usuários para autorização de compartilhamento de informações de Lojista e Marcas

Caseelixirai.png

Contexto

Facilitar o acesso aos dados de Marcas e Lojistas parceiros a compartilharem informações com quem desejam

Solução

Criação da configuração de usuários de forma personalizada deixando disponível com quem poderá compartilhar seus dados

Meu papel

Desempenhei o papel UX/UI Designer na tarefa junto com um colega UXer e o PM da Squad de Produto

Elixir AI é uma empresa que utiliza Inteligência Artificial (IA) para conectar Marcas e Lojistas do ramo de Materiais de Construção. Através da tecnologia, buscamos soluções para melhorar a relação e sincronização da cadeia, trazendo previsibilidade, informações de mercado e gerenciamento de ações promovidas pela Indústria diretamente no Ponto de Venda.

​

Nosso produto conecta Lojistas e Marcas de Materiais de Construção de forma a estabelecerem uma forte relação, que traga benefícios para ambos lados. Por isso é importante que ambas partes tenham liberdade para compartilhar seus dados com quem desejam, neste caso temos 2 cenários:

Lojista

 

  • Autonomia para decidir com quais Indústrias deseja compartilhar seus dados de vendas, faturamentos e compras

  • Maior autonomia e relação com as Indústrias, ganhando vantagens competitivas para o seu negócio

Indústria

​

  • Visualização da cadeia varejista de parceiros, podendo auxiliá-los imediatamente

  • Visibilidade das vendas na ponta de caixa, para oferecer mais vantagens aos Lojistas e Clientes finais

É possível notar que o compartilhamento de dados gera maior transparência na relação entre Lojistas e Indústrias, para facilitar e otimizar essa relação, desenvolvemos as permissões de visualização de dados na tela de configurações do usuário.

User Story Map

Para entendermos a jornada do usuário com nosso produto, mapeamos todo o processo desde o primeiro contato com a ferramenta até fechar o primeiro mês de uso, isso tanto para Lojistas como usuários pertencentes a Indústrias. Algumas features eram necessárias para que a primeira versão saísse do papel, logo montamos 2 User Story Maps: para Lojistas e Indústria.

​

As features que estabelecemos como necessárias para primeira versão, baseando-se na regra de Pareto:

​

80% das ações/interações no produto se originam de 20% das funcionalidades.

​

Com essa regra e alinhando com os objetivos do negócio, priorizamos as seguintes features:

Lojista

 

  • Aviso de vencimento do Certificado A1

  • Reenvio de Certificados através da plataforma

  • Permissões de acesso total ou parcial às Indústrias

  • Visibilidade de todas as Indústrias com as quais pode compartilhar ou não os dados da Loja

  • Alteração das configurações de dados da empresa como endereço e telefone

Indústria

​

  • Visibilidade de todos os Lojistas que vendem a marca da Indústria na Loja

  • Envio de requisição de acesso aos dados de um Lojista da base Elixir

  • Visualização dos Lojistas que tenho acesso aos dados

  • Ativar o acesso a um Lojista, que permitiu que minha marca visualizasse seus dados

Time de Produto 2 - Frame 4.jpg

User Story Map do Lojista

Time de Produto 2 - Frame 4 (1).jpg

User Story Map da Indústria

Fluxogramas

Bom, com as features priorizadas chegou o momento de entender como se daria as interações, etapas e fluxos pelos quais os usuários percorreriam na plataforma, como:

​

  1. Onde o usuário precisa clicar para ter acesso as permissões?

  2. Como ele vai chegar até a página sobre a empresa, editar seus dados e depois salvá-los?

​

Para saber como esses fluxos e interações ocorreriam, montamos no miro os fluxogramas para cada situação.

Time de Produto 2 - Frame 4 (2).jpg
Time de Produto 2 - Frame 4 (3).jpg

Fluxograma das configurações do Lojista

Fluxograma das configurações da Indústria

Wireframes

Ao chegar na metade da Sprint de Design, começamos a organizar cada campo e interação no seu lugar, a partir dos Wireframes de baixa fidelidade. Nesse processo fiquei responsável por fazer os wireframes da configuração de usuários dos Lojistas, e meu colega Patric ficou com responsável pelos wireframes da configuração de usuários das Indústrias.

​

Nesse momento tivemos muitas trocas de ideias e alinhamentos com o Lorenzo (PM da squad) para entendermos se o que estávamos desenvolvendo estava alinhado com as necessidades dos usuários e do produto. E isso é muito rico para o desenvolvimento seja do produto, seja da features, pois essas trocas estabelecem relações mais fortes com o time e com seus usuários 🥰!

Time de Produto 2 - Frame 4 (4).jpg

Wireframes da configuração do Lojista

Time de Produto 2 - Frame 4 (5).jpg

Wireframes da configuração da Indústria

Protótipos

No último dia da Design Sprint criamos os protótipos para testar e validar as interações e fluxos que fizemos, é interessante observar o quão rápido o foi processo para criação dos wireframes já que tínhamos o style guide da marca definido. Além disso nossos processos de criação e ideação foram muito dinâmicos e com constantes interações e trocas de ideia, isso ajuda ainda mais o processo ser mais rápido.

​

Abaixo vocês pode visualizar o resultado da Design Sprint de Configuração e permissões dos usuários:

Protótipo de Configuração de usuários do Lojista

Protótipo de Configuração de usuários da Indústria

Resultados e aprendizados

A parte essencial dessa feature era o sistema de permissões de acesso aos dados, no mercado de Materiais de Construção muito Lojistas por vezes ficam receosos em compartilhar livremente seus dados de vendas, compras, faturamento e precificação de produtos, ceder o poder de escolha é um papel fundamental quando pensamos na liberdade que o usuário possui novo uso do produto. 

​

Além disso, as Indústrias se beneficiam disso pois conseguem gerir melhor as demandas, pedidos e entregas de produtos para os Lojistas, para que assim nunca falte produtos na loja, que realizem promoções com benefícios cedidos pelas Indústrias e muitos outros benefícios que essa relação transparente proporciona!

​

Junto com meus colegas desenvolvemos uma solução que já está no ar! É possível gerenciar as informações da conta, da empresa e permissões de compartilhamento de dados tanto para Lojistas quanto para a Indústria. Durante essa 1 semana nós pesquisamos, mapeamos os requisitos e prioridades, desenvolvemos fluxogramas, wireframes e protótipos de alta fidelidade. Foi um trabalho muito enriquecedor que está trazendo resultados.

​

​

Quer bater um papo comigo?

Fique a vontade para me chamar no LinkedIn ou mandar um e-mail para larissa.c.raulino@gmail.com 😊

​

Até breve!!

bottom of page