O Protagonismo do Imobiliário no mundo Digital: estudo de caso Next Home
Como dar visibilidade para o Imobiliário independente no mercado imobiliário
Contexto
Melhorar a experiência de uso da
plataforma de pesquisa de imóveis e identificação dos imobiliários com o produto
Solução
Redesign da plataforma de busca de imóveis e do site para os imobiliários independentes.
Meu papel
Product Designer do projeto o qual mapeei todos os pontos de contato com os clientes para que sua experiência de uso do produto pudesse ser otimizada.
Atualmente vemos uma mudança nos processos tradicionais de aluguel e venda de imóveis, a exemplo disso temos o Airbnb que permite você alugar um imóvel seja ele por um dia ou por meses, e permite ao host divulgar algum quarto, apartamento ou casa por inteiro garantindo uma renda extra. Com essa mudança de comportamento, muitas imobiliárias físicas começaram alugar e vender imóveis online facilitando a vida das pessoas.
Nesta história temos os imobiliários, pessoas que buscam alugar ou vendar seus imóveis, de forma fácil, rápida e sem depender das imobiliárias para isso. No mercado há exemplos como QuintoAndar e Loft, mas e se o imobiliário fosse O Protagonista da venda ou aluguel do seu imóvel?
Desafio
Junto a equipe da Next Home fui chamada para este desafio!
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Como dar vida e protagonismo aos imobiliários no meio digital? Para que assim possam divulgar quantos imóveis quiserem sem se envolver com taxas e descontos das imobiliárias.
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Os objetivos principais desse desafio eram entender as motivações, anseios e desejos dos imobiliários ao divulgar seus imóveis de maneira independente, e melhorar ainda mais a experiência no meio Digital, garantindo sucesso e facilidade na venda e aluguel de imóveis. Além disso, mapear também a experiência dos locatários, pessoas a procura de imóveis, como tornar o processo mais simples, prático e que o dê segurança para entrar em contato direto com o imobiliário.
O Negócio
A Next Home é uma imobiliária digital que conecta imobiliários independentes que buscam divulgar seus imóveis sem precisar pagar taxas após a venda ou aluguel diretamente para a imobiliária, e locatários que estão a procura do lar dos seus sonhos de forma simples e prática.
Para compreender os objetivos de negócio, em um primeiro momento conversei com os stakeholders sobre a plataforma da Next Home, a qual permite que imobiliários criem uma conta gratuita para divulgação de até 10 imóveis, após 60 dias é necessário fazer assinatura de algum dos 3 planos disponíveis pela empresa. O imobiliário é responsável pela publicação dos imóveis, e nós da Next Home nos responsabilizamos por cuidar da divulgação no site de Anúncios da empresa e no Google, através de estratégias de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca).
O negócio basicamente funciona através da assinatura mensal dos imobiliários.
Desk Research
Nesta etapa procurei entender e pesquisar sobre o mercado imobiliário e o que as pessoas levam em consideração ao escolher um imóvel, diante disso levantei os seguintes questionamentos:
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Para imobiliários
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Como funciona o mercado imobiliário?
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Quais benefícios concedidos aos imobiliários?
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Quais as dificuldades encontradas para divulgar o imóvel?
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Para locatários
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Quais os fatores principais que influenciam na decisão de aluguel ou compra do imóvel?
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O que valorizam na escolha do lugar para morar?
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Quais as principais dificuldades enfrentadas ao alugar ou comprar?
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Como as condições de pagamento influenciam na negociação?
Benchmark
No mercado há imobiliárias totalmente digitais e tradicionais que migraram para o digital, ambos são competidores do negócio, mesmo que possuam abordagens diferentes. Então após a Desk Research, realizei um Benchmark de imobiliárias digitais e para cada uma estabeleci critérios de escolha, as seguintes empresas escolhidas são:
QuintoAndar: é o concorrente direto pois conta com aluguel e venda de imóveis, referência em pesquisa de imóveis a distância pois conta com vídeos, fotos dos cômodos e fotos 360º para locatários. Além disso fornece dicas e treinamentos para os imobiliários independentes, auxilia nos processos contratuais de aluguel ou venda do imóvel.
Zap Imóveis: concorrente direto da Next Home o qual é possível alugar ou comprar diferentes tipos de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais. Atua no Brasil inteiro e é possível divulgar imóveis na planta, além de simular financiamentos e entrar em contato com a imobiliária responsável.
Loft: concorrente indireto da Next Home, pois atua apenas no eixo Rio - São Paulo com a venda de imóveis. A Loft proporciona a experiência de ponta a ponta, você pode escolher o imóvel, financiá-lo, reformar e ainda fazer a mudança tudo com a imobiliária!
Airbnb: outro concorrente indireto, porém que concede voz e protagonismo ao host do imóvel permitindo que divulgue da melhor maneira, possibilitando alugar sem começar a pagar, analisar as vantagens e avaliações do imóvel e do host.
Com todos os levantamentos feitos analisei os prós e contras dos principais players do mercado, levando em consideração os seguintes pontos:
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O tom de voz, a linguagem e a escrita dos concorrentes no produto/ interface;
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Avaliações dos usuários;
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Quais features são bons e quais não são;
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Qual é a necessidade que essa interface concorrente está atendendo?
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Quais são os pontos positivos e fortes desse produto?
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Quais são os pontos negativos e fracos?
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O que se pode explorar dessa análise? O que levar em consideração no desenvolvimento do seu produto e o que deve ser evitado?
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Caso tenha interesse em ler o documento com as análises mais aprofundadas sobre o Benchmark, clique aqui para ler
O cenário
Para melhorarmos a experiência como um todo tanto de imobiliários quanto locatários, defini as principais atividades que deveriam ser realizadas com o time, pois tínhamos 3 frentes para solucionar os problemas:
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Site da imobiliária e apresentação do negócio
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Imobiliária digital
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Plataforma de cadastro de imóveis
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Em conjunto definimos que as prioridades seriam os tópicos 1) e 2) por conta do lançamento do produto no mercado. A plataforma de cadastro apresenta bom fluxo de interação e facilidade no cadastro de imóveis e em breve trarei o resultado dos meus estudos e o redesign aqui para vocês 😉!
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O projeto foi todo organizado por Sprints, os quais junto com o time de desenvolvimento defini tasks de estudos sobre o problema, entregáveis como fluxogramas, wireframes, protótipos interativos e style guides para que todos estivessem a par do desdobramento do projeto. Nas 2 primeiras sprints foquei em fazer o redesign do Site da imobiliária, e na últimas 3 sprints foquei em realizar e analisar meus estudos para posteriormente desenvolver wireframes e protótipos.
A proposta de solução
Para facilitar tanto o meu trabalho quanto dos desenvolvedores, desenvolvi um style guide e design tokens da Next Home, para otimizar o desenvolvimento das interfaces e padronizar os estilos de fonte, ícones, cores primárias e secundárias otimizando tempo de estilização e desenvolvimento!
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Site
Tanto o site quanto a imobiliária digital não transmitiam o seu propósito que é facilitar o aluguel e venda de imóveis de forma independe. A figura do Imobiliário é a peça chave de todo negócio Next Home e que simboliza o protagonismo no meio digital.
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Por conta disso, priorizei o uso de imagens que transmitissem esse propósito no site, confira:
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Antes
Imobiliária digital
A imobiliária digital apresentava vários gaps na experiência de uso, algumas informações não ficavam claras ao pesquisar o imóvel, a página de divulgação do imóvel não apresentava todas as informações completas. Através de diversos estudos e pesquisas desenvolvi o que mais se assemelha com a realidade e trazendo inovação também! Confira:
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Antes
Depois
Versão a ser implementada pelo time
Protótipos
Você pode ver o protótipo do site e da imobiliária digital no Figma, para isso basta clicar nos seguintes links:
Desktop: clicar aqui
Mobile: clicar aqui
Resultados e aprendizados
Quanto aos resultados podemos avaliar que houve uma melhora considerável de acessos ao site e mais pessoas se cadastraram na plataforma para anunciar seus imóveis. Os clientes perceberem uma mudança considerável no site, muitos disseram que se sentiram representados, que a interface estava mais agradável e fácil de utilizar. Além disso, foi comentado também que ficou mais fácil compreender quais os planos estão disponíveis, como funciona a Next Home e sua solução.
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Já a Imobiliária Digital, ainda não implementamos a versão final do Redesign (quando tivermos os resultados, faço um update aqui!)
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Meu papel no projeto era de Product Designer, desde o início mapeei todos os pontos de contato com os clientes para que sua experiência de uso do produto pudesse ser otimizada, além do papel de identificação do imobiliário com o nosso propósito que era a parte principal do projeto.
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Durante o projeto aprendi bastante sobre o quanto é importante passar a mensagem correta, analisar o contexto o qual o produto está inserido, alinhar com os stakeholders e clientes, e principalmente se comunicar bem com o time. Esse último ponto foi a chave para o sucesso do projeto, sempre estava disponível para auxiliar o time casos tivessem dúvidas ou pontos para questionar, o que mantinha nossa comunicação e conversa ativa.
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Quer bater um papo comigo?
Fique a vontade para me chamar no LinkedIn ou mandar um e-mail para larissa.c.raulino@gmail.com 😊
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Até breve!!
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